Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sema/Fepam

Projeto Balneabilidade

A Fepam monitora as condições bacteriológicas das águas utilizadas para banho no litoral gaúcho. O objetivo é informar se as águas das praias e balneários estão próprias ou impróprias para recreação.

O monitoramento está presente em 43 municípios do Litoral Norte, Médio e Sul, além das regiões hidrográficas do Guaíba e do Uruguai. São utilizados os parâmetros Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli.

Parque Estadual de Itapeva - Torres

Durante a temporada de veraneio, o PEVA realiza atividades de educação ambiental, onde são oportunizadas trilhas interpretativas ou conversas informais sobre a Unidade de Conservação. São realizadas trilhas pela manhã e à tarde para grupos pré-agendados. O Parque conserva um dos últimos remanescentes da paisagem característica da Planície Litorânea do estado.

O agendamento pode ser realizado na recepção do parque, na sede administrativa localizada na Av. Castelo Branco, 479, em Torres ou pelo telefone (51) 3626-3561.

Presença no Litoral

Os serviços dos órgãos ambientais estão disponíveis em Tramandaí e em Pelotas. Os dois municípios contam com o Balcão Ambiental Unificado do Litoral Norte (Rua São João, 819 - telefone (51)3661-1685 - email balcao-tramandai@sema.rs.gov.br) e o Balcão Ambiental Unificado do Sul (Rua Barão de Santa Tecla, 469 Sala 1 - telefone (53) 3279-4073 - email balcao-pelotas@sema.rs.gov.br).

Denúncias ambientais

Qualquer cidadão pode informar ou solicitar atendimento para um dano ambiental que está acontecendo ou que tenha possibilidade de ocorrer. Quando alguma intervenção no meio ambiente gerar danos em mais de um município, a responsabilidade pela fiscalização é da Fepam.

Para denunciar, clique aqui http://www.fepam.rs.gov.br/servicos/envia_mail/orientacoes.asp

Verão para Todos